A mística de Los Pumas

27/08/2012
A mística de Los Pumas

"Bem-vindos Springboks, tal vez não gostem da Argentina" foi o mote utilizado no vídeo de um sponsor dos Pumas. Premonitório ou não, os boks sul-africanos retornam para casa com um sabor amargo.

Após 15 confrontos entre ambos, foi a primeira vez em que não ganharam, e estiveram muito perto de retornar vencidos... um chute bloqueado salvou-os da 1a derrota da história enfrentando a Argentina.

Los Pumas chamados a desafiar paradigmas

Após o jogo da 1a rodada, em Cape Town, os Bi Campeões mundiais chegavam ao jogo de Mendoza como favoritos. Os Springboks planearam acovardar o adversário fisicamente mas foram superados. 

O plano de jogo argentino foi muito ousado: o jogador mais novo do time, Nicolas Sanchez, em substituição do consagrado Juan Martin Hernandez. Inovando, e não repetindo a formula utilizada na Copa do Mundo: com Santiago Fernandez de 10, Martin Rodriguez de 12 e Gonzalez Amorosino (aquele que quebrou 6 tackles no try frente a Escócia) de 15.

Um dos maiores sites de apostas mundiais, apontava a tendência da Argentina tomar 6 derrotas no seu 1º The Rugby Championship. Algo que já não poderá acontecer, era improvável, como supor que Los Pumas estivessem na tabela de classificação com mais pontos do que os Wallabies. Hoje é real.

Tão real quanto os 35 metros ganhos no try, as 8 fases realizadas e a participação de 11 dos 15 jogadores.

O publico também jogou a sua partida.

O Estádio Malvinas Argentinas foi praticamente lotado, com muita gente decidida a apoiar e fazer os Springboks se sentir longe de casa, dentre eles vários brasileiros que viajaram especialmente para ver a partida. E serão muitos mais no próximo jogo em Buenos Aires, contra ninguém menos que os All blacks, após duas partidas consecutivas na Nova Zelândia e Austrália. “Wow, what support!” exclamou ao vivo Robert Skinstad, o relator da ESPN internacional quando a torcida agitou as bandeiras e soltou o grito, no momento de maior pressão dos visitantes.

Os Springboks conseguiram converter o seu try faltando menos de 15 minutos de partida, momento onde a preparação física presumia lhes seria favorável, mas os esforçados Pumas igualaram este quesito com muita garra e coração. 

Na história ficou gravada a data da estreia dos Pumas na Argentina no ex 3Nations, e nas capas dos sites internacionais, os méritos deste empate em 16.

O reporte do site inglês Planet Rugby destacava o Juan Martin Fernandez Lobbe: Man of the Match. “Tackled like a machine, Fantastic” - Homem do Jogo, tackleia como uma máquina. Fantástico; e do experimentado Rodrigo Roncero aponta: “What a legend, Tackled like a man 10 years younger” - Que legenda, tackleia como um jogador 10 anos mais novo. 

Não são poucos elogios e demonstram que Los Pumas de hoje aceitaram a responsabilidade de carregar o legado da mística camisa.

Confira abaixo a galeria de fotos do encontro.

Crédito das fotos: UAR e Planet Rugby.

Para quem entende que o rugby é muito mais do que os 80 minutos de jogo, vale leitura a nota do Frankie Deges: http://www.mundialxv.com.ar/nota.php?id=1113

Foto 1122
Foto 1123
Foto 1124
Foto 1125
Foto 1126
Foto 1127
Foto 1128
Foto 1129
Foto 1130
Foto 1131

« voltar para o blog

Compre por Marcas

Sulback Rugby
Na sulback.com você irá encontrar artigos e produtos de rugby tanto para a prática do esporte, quanto para moda casual, aqui você irá encontrar seus suprimentos de rugby que você já procurou e com o melhor preço.
Mobile Store
A Mobile Store é a nossa loja física, que você vai encontra-la em jogos e campeonatos. Levamos até os atletas tudo os materiais que precisam para praticar o esporte. Confira as datas e locais onde estaremos, em nossa página do Facebook: www.facebook.com/sulback
Rua Angelo Briani, 51 - Jardim Itália - Caxias do Sul - 95030-050
CNPJ: 14.220.328.0001/28