Crescendo com o rugby brasileiro

29/08/2012
Crescendo com o rugby brasileiro

Isto vai ser grande no Brasil, anunciavam os comerciais da Topper. Não demorou para que a realidade mostre quanto estava certa aquela frase. Preocupada com essa visão, a Federação Gaúcha de Rugby iniciou uma série de jornadas que estão destinadas á capacitação de dirigentes. Procurando o crescimento ordenado e sustentável dos clubes da região.

Idealizado pelo Nilson Taminato, Presidente da federação local, a 1º Conferência da FGR será realizada neste sábado 1 e domingo 2 de setembro, no Hotel Fazenda Pampas, na região turística da serra gaúcha de Gramado e Canela.

A conferência será uma ótima oportunidade para nivelar idéias, potencializar o desenvolvimento e adquirir ferramentas que facilitem a gestão dos clubes.

A experiência de um Puma

Ariel Mammana será um dos convidados da FGR. Formou parte do selecionado argentino de rugby, Los Pumas, entre 1991 e 1997. Jogou semi-profissionalmente na Itália e ao retornar, decidiu devolver parte do que o rugby tinha lhe oportunizado, dedicando-se ao seu clube de origem. Na sua função de dirigente chegou á presidência do Tala RC, da cidade de Córdoba, papel que exerceu até fins de 2011.

Sua experiência européia lhe trouxe a expertise necessária para administrar o clube num dos momentos chaves do rugby argentino: a passagem do amadorismo extremo para o modelo atual de alto rendimento. Junto aos títulos provinciais e nacionais, chegaram os logros institucionais: construção do prédio esportivo com 5 campos de rugby e um de hóquei de grama sintética, o recorde de sócios e de jogadores, os patrocinadores internacionais e as negociações com a TV aberta.

Ariel apresentará o case do Tala Rugby Club, uma experiência que pode aelerar o crescimento de muitos clubes e abrir o panorama do que pode ser explorado institucionalmente.

A palestra do Alberto Reinaldo Reppold Filho, Doutor em Educação pela Universidade de Leeds, na Inglaterra e vice-diretor da Esef/UFRGS, oportunizará subsídios para a elaboração de projetos conjuntos com o poder publico.

O assunto torna-se muito interessante, e necessário, analisando a realidade do rugby brasileiro: os clubes mais destacados souberam conquistar recursos a través de projetos publicos, seja a través de prefeituras, universidades, secretarias ou mecanismos de incentivo ao esporte.

Também serão abordados conceitos fundamentais para a elaboração de um modelo de desenvolvimento.

E no domingo a FGR apresentará o calendário 2013 de atividades na sua assembléia ordinária. O cronograma completo está disponível em: http://www.fgrugby.com.br/?p=1603

Interessado em participar? o evento será gratuito e a ficha de inscrição está no site da FGR http://migre.me/auSTx

Foto 1133

« voltar para o blog

Compre por Marcas

Sulback Rugby
Na sulback.com você irá encontrar artigos e produtos de rugby tanto para a prática do esporte, quanto para moda casual, aqui você irá encontrar seus suprimentos de rugby que você já procurou e com o melhor preço.
Mobile Store
A Mobile Store é a nossa loja física, que você vai encontra-la em jogos e campeonatos. Levamos até os atletas tudo os materiais que precisam para praticar o esporte. Confira as datas e locais onde estaremos, em nossa página do Facebook: www.facebook.com/sulback
Rua Angelo Briani, 51 - Jardim Itália - Caxias do Sul - 95030-050
CNPJ: 14.220.328.0001/28