Novas Leis do Jogo IRB

06/11/2012
Novas Leis do Jogo IRB

Na continua busca pelo aperfeiçoamento do jogo, a IRB-International Rugby Board (equivalente á FIFA do rugby), coloca em testes 5 novas leis do jogo.

As alterações regulamentarias foram aprovadas na reunião anual do Conselho da IRB realizada no dia 5 de novembro em Dublin. O processo de análises iniciou-se por sugestões das uniões internacionais, e foram implementadas no inicio de temporada: para o hemisfério norte em agosto de 2012 e para o hemisfério sul em janeiro de 2013.


O que muda?

Lei 16.7 - RUCK: A bola deverá ser colocada em jogo dentro dos 5 segundos de acontecido o ruck, mediante aviso do juiz para utilização. A punição em caso de infracção será: scrum.

Esta variação é a de maior impacto no jogo. O limite de tempo tornará o jogo mais dinâmico e obrigará aos times a utilizar fases mais rápidas. O objectivo é estimular a marcação de mais pontos durante as partidas.

Lei 19.2 (b) - Line Out: Para efectuar um Lançamento Rápido, o jogador pode estar em qualquer lugar fora do terreno de jogo entre a linha de touch e a linha de ingoal.

Lei 19.4 - Reposição: Se a bola sair da linha de touch após um knock on, o time não infractor poderá escolher entre um line out no ponto onde saiu a bola, ou um scrum onde aconteceu o knock on.

Lei 21.4 - Opções e requisitos de penais e free kicks: Alternativa de line out. O time que recebe um penal ou free kick num line out poderá escolher disputar um novo line out (cobrado por si mesmo), além da opção de poder escolher scrum.

 

5 - Conversão: o chute deverá ser efectuado dentro dos 90 segundos posteriores á conquista do try.

Durante este período, o Conselho da IRB também colocará a prova outras 3 alterações nas regras, as quais definirá como validadas após analise da fase de testes:

1: Estender a jurisprudência do TMO á incidências no campo de jogo perante situações onde seja observado jogo desleal.

2: Na janela internacional de novembro, será permitido aos times contar com 8 reservas durante os Tests Matches. Sendo que o jogador reserva adicional será um forward da primeira linha.

3: Sevens: devido ao aumento de participações e procurando o bem-estar físico dos jogadores do Circuito Mundial, serão permitidas 5 substituições por partida.

 

 

Consultado sobre as alterações ás leis do jogo, o Presidente do IRB, Bernard Lapasset, disse: "Temos a responsabilidade colectiva de garantir que o jogo seja agradável, e possível de ser jogado em todos os níveis. Considerando jogadores, juízes e espectadores, e sempre preservando a integridade física dos jogadores". Finalmente complementou admitindo que "é essencial que após o período de prova destas alterações, as decisões sejam tomadas com base no beneficio do rugby mundial".

 

« voltar para o blog

Compre por Marcas

Sulback Rugby
Na sulback.com você irá encontrar artigos e produtos de rugby tanto para a prática do esporte, quanto para moda casual, aqui você irá encontrar seus suprimentos de rugby que você já procurou e com o melhor preço.
Mobile Store
A Mobile Store é a nossa loja física, que você vai encontra-la em jogos e campeonatos. Levamos até os atletas tudo os materiais que precisam para praticar o esporte. Confira as datas e locais onde estaremos, em nossa página do Facebook: www.facebook.com/sulback
Rua Angelo Briani, 51 - Jardim Itália - Caxias do Sul - 95030-050
CNPJ: 14.220.328.0001/28