O milagre dos Andes

13/10/2017

Cordilheira dos Andes, 4.500 metros acima do nivel do mar, 15ºC abaixo do zero, 16 homens tentando se aquecer agrupados contra a estrutura do que sobrou de um avião turboélice que colidiu na montanha. Resistiram durante 72 dias até serem resgatados. Conheça a história dos rugbiers do Milagre dos Andes.


O pequeno avião transportava o time de rugby uruguaio “Old Christians” rumo a Santiago de Chile, onde confrontariam com os "Old Boys", mas no dia 13 de outubro de 1972 ele caiu nos Andes. Matando 29 passageiros.

Naquele dia, começou uma luta pela sobrevivência, que durou dois meses e mais 12 longos dias de baixas temperaturas, fome e desespero... até que foram resgatados por um helicóptero.  

Dois deles, Nando Parrado e Roberto Canessa, tinham decidido sair procurar ajuda, sem nenhum equipamento de alta montanha, até que 10 dias depois de caminhar em meio á neve, encontraram um povoado onde conseguiram dar aviso da situação. A alegria do encontro foi seguido de uma amarga controvérsia. Quantos dias haviam sobrevivido na neve e com pouca comida?

"Estávamos com uma fome voraz depois de alguns dias sem comer nada. Nós estávamos em perigo de morrer de fome. E precisávamos calorias para suportar o frio. Nós ficamos confusos e não sabíamos o que fazer. Foi então, quando pensamos "nisso" para tentar suportar um tempo, até que o resgate chegou", disse na época um dos sobreviventes, explicando que comeram a carne de seus companheiros mortos.

Anos depois, a história deu origem a vários livros e em 1993 chegou ao cinema. Hoje estão organizados na Fundação "Viven", onde realizam diversas atividades, transmitindo o legado do milegre, tendo como valores a coragem, o amor, a entrega e a esperança: www.fundacionviven.org

O sobrevivente Fernando "Nando" Parrado, conta: "Meu pai disse: O sol vai sair novamente amanhã como se nada tivesse acontecido, de modo que você tem que fazer como ele, esquecendo o passado".


 

 

 

Quarenta anos depois, os dezesseis sobreviventes lembraram o aniversário do acidente no Chile, onde agradeceram a ajuda e acolhida que receberam após o resgate. Os integrantes dos dois times jogaram a partida de rugby que devia acontecer em 1972, agora com mais de sessenta anos de idade. 


De acordo com Roy Harley, sobrevivente, "é uma homenagem à vida, e uma profunda homenagem a todos aqueles que não retornaram" disse ao se completar 40 anos da tragédia. 


Eles nunca esqueceram de que fez o povo do Chile durante o resgate,  em gratidão a todos os esforços "queremos agradecer a eles pelo nosso milagre” acrescentou, e decidiram entregar uma camisa de rugby, semelhante as utilizadas em 1972, para o presidente do Chile, Sebastián Piñera.

Postado em 14/10/2013

« voltar para o blog

Compre por Marcas

Sulback Rugby
Na sulback.com você irá encontrar artigos e produtos de rugby tanto para a prática do esporte, quanto para moda casual, aqui você irá encontrar seus suprimentos de rugby que você já procurou e com o melhor preço.
Mobile Store
A Mobile Store é a nossa loja física, que você vai encontra-la em jogos e campeonatos. Levamos até os atletas tudo os materiais que precisam para praticar o esporte. Confira as datas e locais onde estaremos, em nossa página do Facebook: www.facebook.com/sulback
Rua Angelo Briani, 51 - Jardim Itália - Caxias do Sul - 95030-050
CNPJ: 14.220.328.0001/28