Alberto. O colecionador de camisas de rugby.

06/01/2014
Alberto. O colecionador de camisas de rugby.

Em uma nova série de matérias, o blog O Rugby, apresenta o mundo dos colecionadores de camisas de rugby.
Nesta primeira matéria, conversamos com José Alberto Costa, que talvez seja o maior colecionador brasileiro de camisas de rugby. Ele conta com mais 180 camisas, e segue aumentando.
Conheça mais sobre este verdadeiro apaixonado pelo rugby.

 

- Meu nome  é Jose Alberto Costa, mas no rugby me chamam de Said, pois tinha cabelo grande e lembrava o tal de Said da serie Lost. Moro no Rio de Janeiro e atualmente defendo o brasão do Maxambomba e do Locomotiva Suburbana.

 - Como conheceu o rugby?

 - Conheci em 1999 quando estava cursando a EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), quando um colega falou deste esporte e fiquei curioso. Busquei me informar até formar um time de rugby na EFOMM, em 2000. 

- Conte-nos um pouco como surgiu sua paixão por camisas de rugby e quando você começou a colecionar.

- Em 2008 já formado e trabalhando em navios da Petrobras, comecei à me empolgar para voltar a praticar o rugby, e durante minhas viagem na marinha mercante aproveitei para saber mais de como estava o cenário do rugby nos estados que meu navio atracava, e notei que no Brasil já existia vários times de rugby bem estruturados e pensei que poderia iniciar uma coleção de camisas de rugby de times do brasil, afim de guardar um pouco da memória deste esporte que moldou meu caráter durante a EFOMM. Procurei então correr atrás dos times afim de comprar camisas de rugby e dar inicio a minha humilde coleção (risos)

- Atualmente, quantas camisas de rugby você tem em seu acervo e qual o foco de sua coleção?

- Para desespero de minha esposa (risos), atualmente já tenho 187 camisas de rugby, o que de longe supera o guarda roupa de minha esposa em sapatos (risos). Sendo que mais de 140 são apenas de times de rugby do Brasil, e pretendo continuar focado em colecionar camisas de times brasileiros, pois quero que o rugby brasileiro seja um legado para minha filha.
Gosto das camisas dos times lá de fora, mas o design e as estampas dos times daqui não ficam atrás em nada. Uma vez que já existem ótimas confecções especializadas na produção de camisas.

- Você tem alguma camisa que considera especial? Qual a maior relíquia em sua coleção?

A camisa mas especial para mim chega a ser uma historia engraçada pois não a tenho mais. Era uma camisa comemorativa da guerra das Malvinas, que possivelmente foi roubada aqui de casa pelo pedreiro que trabalhava aqui, mas fico feliz, pois ele teve bom gosto, e agora sei que existe mais uma pessoa aí fora divulgando o rugby toda vez que ele veste ela (risos). Minha maior relíquia e a camisa que jogava de oitavo e capitão da equipe da EFOMM, pois olho para ela e vejo que fui de oitavo para pilar em 10 anos (risos).


- Qual camisa foi a mais difícil de conseguir?

- A camisa que mais me deu trabalho foi a camisa dos Barbarians, da AFA de rugby. Pois é muito difícil uma academia militar liberar um uniforme, mas depois de muita luta tenho a minha aqui para somar na minha coleção

 

- Qual camisa considera a mais bonita de sua coleção?

A camisa mas bonita é a do Mirmidões Rugby, do Mato Grosso do Sul. O designer da Sulback, estava muito inspirado ao fazer essa camisa, sempre que tenho uma oportunidade uso.

 

- Qual camisa ainda não esta em seu acervo e que deseja conseguir?

Quero muito camisas dos times do norte do país como o Acemira, de Porto Velho, e também a camisa do Alecrim, do Rio Grande do Norte, pois colocou novamente o nordeste no circuito do Super 10.

- Qual seu conselho para quem esta começando agora?

- Cara. Sou um apaixonado pelo rugby, e para quem queira iniciar uma coleção digo, faça por amor, pois terá horas que só você irá valorizar. Mas a recompensa é olhar a coleção e poder falar que parte da historia do rugby  está com você.
E tenho o sonho de abrir um PUB voltado  para o rugby aqui no Rio de Janeiro.

 

Se você é, ou conhece alguém, que também é coleciondar de camisas ou quaisquer materiais de rugby, entre em contato com a gente, pelo e-mail: contato@sulback.com.br 

« voltar para o blog

Compre por Marcas

Sulback Rugby
Na sulback.com você irá encontrar artigos e produtos de rugby tanto para a prática do esporte, quanto para moda casual, aqui você irá encontrar seus suprimentos de rugby que você já procurou e com o melhor preço.
Mobile Store
A Mobile Store é a nossa loja física, que você vai encontra-la em jogos e campeonatos. Levamos até os atletas tudo os materiais que precisam para praticar o esporte. Confira as datas e locais onde estaremos, em nossa página do Facebook: www.facebook.com/sulback
Rua Angelo Briani, 51 - Jardim Itália - Caxias do Sul - 95030-050
CNPJ: 14.220.328.0001/28