Campeonato Brasileiro de Rugby: mais de 50 anos de história

02/11/2014
Campeonato Brasileiro de Rugby: mais de 50 anos de história

Sendo disputado desde 1964, o Brasileirão de Rugby já consagrou dez clubes de três estados, e mais de vinte equipes já participaram do máximo campeonato de rugby brasileiro. 

Os três maiores campeões brasileiros são: 

  •  SPAC (São Paulo, SP): 13 títulos. Este clube conseguiu a façanha de ser Hexacampeão e Pentacampeão, levantando a taça de 1964 à 1969 e de 1974 à 1978, respectivamente;  
  •  São José (São José dos Campos, SP): 8 títulos;
  •  Alphaville Tênis Clube (equipe inativa, Barueri,SP):  7 títulos.


O Super 10: A edição deste ano contou com 10 equipes do sul, sudeste e nordeste, iniciando no dia 19 de agosto. 

O sistema de enfrentamento é simples, todas as equipes enfrentaram-se entre si, o primeiro colocado na classificação geral joga contra o quarto e o segundo da tabela cruza-se com o terceiro.

O local para disputa das semifinais e da grande final foi definido pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu): Estádio Nicolau Alayon “Nacional", de São Paulo.

 

Justamente por abrigar dez clubes a competição é chamada de Super 10, porém no ano que vem o seu formato passará por uma remodelagem passando a se chamar Super 8,  pois os dois últimos colocados foram rebaixados: Armstrong Dragons/RN e Niterói/RJ.

O oitavo classificado (Rio Branco/SP) disputará em repescagem, a permanecia na primeira divisão nacional, com o campeão da Taça Tupi (Jacareí/SP), restando assim somente oito equipes na elite do rugby brasileiro a partir de 2015.   

 

O canal fechado SportTV transmitirá as semifinais do Super 10. As 14h00min São José e Desterro abrem os trabalhos, seguidos de Curitiba e SPAC, as 16h00min. 

Dentre os clubes do Super 10 há um representante gaúcho: de Bento Gonçalves, o Farrapos RC. A equipe concluiu sua participação nesta edição em 5ª lugar, garantido sua permanência em 2015. 

Em números absolutos o Farrapos termina a competição assim: 

  • 26  pontos conquistados em 9 jogos;
  • 31 tries;
  • 2 cartões vermelhos e 14 amarelos;
  • 5 vitórias, nenhum empate e 4 derrotas.

Quem será o grande campeão de 2014? Aguardemos ansiosamente os próximos capítulos. 

Se liga no blog "O Rugby" da SulBack!

Aqui você sempre estará bem informado sobre o mundo da bola ovalada. 

Até a próxima!

 

Jéssica Silva.


 

« voltar para o blog

Compre por Marcas

Sulback Rugby
Na sulback.com você irá encontrar artigos e produtos de rugby tanto para a prática do esporte, quanto para moda casual, aqui você irá encontrar seus suprimentos de rugby que você já procurou e com o melhor preço.
Mobile Store
A Mobile Store é a nossa loja física, que você vai encontra-la em jogos e campeonatos. Levamos até os atletas tudo os materiais que precisam para praticar o esporte. Confira as datas e locais onde estaremos, em nossa página do Facebook: www.facebook.com/sulback
Rua Angelo Briani, 51 - Jardim Itália - Caxias do Sul - 95030-050
CNPJ: 14.220.328.0001/28