O que é o rugby? I Parte

05/12/2011
O que é o rugby? I Parte

O que é o rugby? É uma Mostra fotográfica realizada pelo Serra RC, com apoio da Photo Virtual, Clube do Fotografo Caxias do Sul e Ale Ruaro. Mostra e explica os principais fundamentos do esporte.

Como surgiu

Uma lenda bem difundida diz que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol (Football Association), na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis, teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823.

 

Primeiro jogo internacional

O primeiro jogo internacional de rugby foi disputado no Raeburn Place em Andrew's na Escócia em 27 de março de 1871 entre Escócia e Inglaterra. O jogo foi vencido pela Escócia por 1 gol e 1 try contra 1 try da Inglaterra.

 

A bola

A bola de rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Seu comprimento varia de 28,0 cm a 30,0 cm. Bolas menores podem ser utilizadas para jogadores mais novos.

 

Equipe

Uma equipe de rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, 7 suplentes. A posição dos jogadores em campo geralmente é composta em linha paralela, sendo que os jogadores não podem se posicionar à frente da bola em jogo.

 

Rugby feminino

Atualmente o rugby feminino joga na modalidade seven a side, onde são 7 jogadoras por time. Jogando 2 tempos de 7 minutos. O campo para esta modalidade não muda e é de dimensões semelhantes á um de futebol.

Foto 401
Foto 402
Foto 403
Foto 404
Foto 405

O que é o rugby? II Parte

04/12/2011
O que é o rugby? II Parte

O que é o Rugby? II Parte

O Campo

O campo é de formato retangular, semelhante ao campo de futebol. Tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. A superfície deve ser de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial.

 

Equipamento

No rugby são usadas apenas proteções flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha.

A chuteira é exclusiva para rugby, com travas maiores.

Shoulder pad ou ombreira: Espécie de colete com partes amaciadas. Existem modelos que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps, ou apenas algumas dessas partes. O uso é feito por debaixo da camisa.

Boqueira: Proteção para os dentes. Sendo mais comum apenas a proteção única (apenas para os dentes superiores), pois não atrapalha a respiração, nem a comunicação entre os jogadores.

Scrum cap: Espécie de capacete com partes amaciadas para proteger de impactos de pequena e média força. Seu principal uso é de proteção para as orelhas. Essa não é obrigatória e a maioria dos jogadores não a utilizam.

 

Pontuação

Try (5 pontos): é marcado quando um jogador consegue apoiar a bola com pelo menos uma das mãos no chão dentro da “área de validação” adversária, que corresponde à área após a linha dos postes.

Conversão (2 pontos): Sempre após o try, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção aos postes de um ponto paralelo aquele em que a bola foi apoiada no try. Tentando fazer com que a bola passe por dentro do H.

Drop goal (3 pontos): Durante a partida, um jogador pode chutar tentando fazer a bola passar dentro do H. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chute imediato (bate pronto).

Chute de Penalidade (3 pontos): Ao sofrer uma falta a equipe pode optar por tentar fazer um chute aos postes no local onde ocorreu a infração.

 

Scrum

O scrum é uma situação freqüente no rugby, geralmente usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização leve.

Os forwards das duas equipes formam uns contra os outros.

O jogador da equipe que não cometeu a infração insere a bola no meio do “túnel” formado pelas duas primeiras linhas de cada equipe com a finalidade de que os seus colegas consigam ganhar a bola.

 

Tackle

O tackle é feito agarrando o jogador adversário que está portando a bola e conduzindo-o ao chão.

Depois o jogador tacleado deve soltar a bola imediatamente. Normalmente é formando um ruck para disputar a posse de bola.

 

Ruck

Quando um jogador é tacleado, ele solta a bola e é formado um “ruck”, mais jogadores podem entrar na formação para tentar fazer a bola ficar do lado do seu time, os jogadores de dentro do “ruck” não podem usar as mãos para pegar a bola, precisam ganhar posse empurrando.

 

Line

Line, line out ou lateral. Um jogador lança a bola no meio das duas linhas formadas por um maximo de oito jogadores de cada equipe, que tentarão pegar a bola saltando, sem haver disputas corpo a corpo. É permitido levantar um ou mais jogadores para disputar a bola lançada.

 

Maul

O que difere o ruck do maul é que a bola não se encontra no chão, e sim na mão do jogador. Normalmente ocorre quando o tacleador não consegue derrubar o oponente e a disputa continua com ambos em pé, mais a ajuda dos colegas.

 

Passe

No rugby só é possível passar a bola para o lado ou para trás, sendo que os avanços são decorrentes de corridas com posse de bola. Só é possível passar a bola para frente com os pés. No chute, só podem continuar o jogo, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do mesmo no momento do pontapé.

 

Terceiro Tempo

Uma particularidade do rugby é o terceiro tempo, que consiste na reunião das duas equipes para comemorar o jogo. Algo que não seria possível para um time sem a presença do outro.

No terceiro tempo é esquecida a possível rivalidade existente entre as duas equipes, o que resulta numa das melhores características do esporte, que é a camaradagem entre os jogadores e as torcidas.

Foto 392
Foto 393
Foto 394
Foto 395
Foto 396
Foto 397
Foto 398
Foto 399
Foto 400

SAN LUIS CAMPEÃO COPA RS

18/11/2011
SAN LUIS CAMPEÃO COPA RS

Após uma incrível virada, com try no ultimo minuto da partida, o San Luis RC de Novo Hamburgo venceu o San Diego RC de Porto Alegre por 16x15, se adjudicando a Taça Ouro da Copa RS de rugby 2011.

O clube que conta com dois anos de vida e que estreava em competições oficiais de Rugby XV, levou a Copa de maneira invicta.

Tal vez o fato não reflita fielmente a garra destes jogadores e dirigentes, que enfrentaram inúmeras adversidades no decorrer do ano e que, ao igual que com os seus adversários, conseguiram se sobrepor a cada uma das dificuldades enfrentadas.

Uma vitória com a cara do San Luis RC, na superação, na garra, pelo amor á camisa. A SulBack parabeniza o San Luis Rugby Clube pelo seu primeiro titulo oficial!

Também motivo de orgulho especial para nós, pois durante o campeonato, a equipe vestiu uniformes personalizados confeccionados pela SulBack.

O clube continua buscando um campo para realizar seus treinos e procura patrocínios. Interessados, devem entrar em contato com a Diretoria do clube, pelo telefone (51) 96467120 ou (51) 93267209.

Foto 391

Pasteur fecha com a SulBack

09/11/2011
Pasteur fecha com a SulBack

No dia 12 de novembro, nas semifinais do Super 10 2011, o Pasteur Athlétique Club fará a estréia do seu novo uniforme. A vestimenta de jogo do clube será fornecida pela empresa gaúcha SulBack e manterá ligação visual com as cores da bandeira francesa.

Para a SulBack é um “orgulho poder vestir um time tão tradicional como é o Pasteur” e reforça claramente a aposta feita pela marca no rugby brasileiro, “ao nos tornar a marca de camisas com mais times no Super 10”, comenta Aldo Tamagusuku, diretor da empresa.

Agora o Pasteur soma-se a uma lista de mais de 15 clubes que jogam com camisas confeccionadas pela SulBack. Entre eles o Rio Branco RC, Ilha Bela RC, e a camisa alternativa do Farrapos RC.

"JOUEUR ARMURES, MESSIEURS CHEMISE", ou “Armadura dos jogadores, camisa de cavalheiros”.

Foto 390

Teste de visão para sua paixão

01/11/2011
Teste de visão para sua paixão

Sabemos que o rugby mudou você.

A ilustração exemplifica a forma como um rugbier enxerga as coisas quando começa a jogar rugby.  Na mais pura essência dos seus valores, o rugby vai delineando traços e características nas pessoas que o praticam. Vai além de jogar ou de formar atletas. Permita o rugby entrar na sua vida.

A arte é uma criação do Gonza Rodriguez. Ilustrador internacionalmente premiado, ex-jogador, por sempre rugbier.

O rugby é um estilo de vida, vista o rugby!

http://www.sulback.com/produtos_de_rugby/711/camiseta_rugby_brasil/

Foto 388
123456789101112131415161718192021222324252627282930

Compre por Marcas

Sulback Rugby
Na sulback.com você irá encontrar artigos e produtos de rugby tanto para a prática do esporte, quanto para moda casual, aqui você irá encontrar seus suprimentos de rugby que você já procurou e com o melhor preço.
Mobile Store
A Mobile Store é a nossa loja física, que você vai encontra-la em jogos e campeonatos. Levamos até os atletas tudo os materiais que precisam para praticar o esporte. Confira as datas e locais onde estaremos, em nossa página do Facebook: www.facebook.com/sulback
Rua Angelo Briani, 51 - Jardim Itália - Caxias do Sul - 95030-050
CNPJ: 14.220.328.0001/28